Paris é famosa pela sua culinária, pela arte, pela sua torre, enfim todo mundo tem uma imagem montada de Paris, mesmo sem ainda conhecê-la. Assim também éramos, mas vivendo aqui conseguimos analisar a cidade e seus moradores e montar uma nova Paris, a nossa. E é dessa Paris que vou falar.
Nosso primeiro grande obstáculo, sem dúvida foi a língua. As pessoas pensam que as línguas derivadas do latim são parecidas, e portanto mais fáceis de aprender. O frânces foge a regra... Definitivamente 6 meses em Paris será pouco pra conseguir a tão almejada fluência, mas continuamos tentando. A fama que o francês odeia quem não fala francês, não é de todo uma lenda, na verdade o francês odeia quem não é francês! Mas o caso é que eles não falam inglês(ou pensam que falam) e gostam que você tente falar a língua deles. Já chegar perguntando em inglês chega a ser um abuso , inicie com um - Parlez-vous anglais?- Que eles já se sentirão especiais.
O Julio fala inglês no Pasteur, e portanto tem praticado menos. A Mari (eu) caiu a ficha no primeiro mês que se ela não falasse francês, as portas francesas continuariam fechadas. Se arriscou à quatro semanas de Aliança francesa, que foram essenciais. A metodologia é bem lenta , aprendemos a mesma coisa várias vezes ... oq parecia ser sacal, descobri depois ser valioso. Só havia um problema, O CUSTO. A aliança é caríssima, e não caberia no nosso orçamento. Descobri então que os resquícios socialistas incrustados na política local também me beneficiariam . Há um curso de francês pela prefeitura de Paris (http://www.cours-municipal-d-adultes-cma.cma-paris.org/) que é uma pechincha 110E 90h/ semestre. Após provas e provas, finalmente iniciei o curso !!!
Temos conseguido vencer esse primeiro obstáculo. Já conseguimos manter uma conversa entre amigos, nos fazemos ser compreendidos, e compreendemos bem. Já olhando retrospectivamente, esse foi um dos grandes ganhos da viagem: mais uma língua. Foram livros e livros comprados pra nos ajudar nessa empreitada. Os de gramática com execercíos corrigidos, são fundamentais.
Essa conquista de falar uma nova lingua também serviu pra acordar o desejo latente de fugir do inglês. 'Já sonhamos em quando voltar ao Brasil, iniciar o aprendizado do espanhol, ou italiano, coisas que antes nem pensaríamos, pela idéia secular que somente o inglês basta. Veremos lá se conseguiremos.... O fato é que agora já podemos falar que - oui, Bien sûr, je parle français!! Amamos isso, amamos falar francês, e por que já não dizer, amamos o francês em sua totalidade.... À bientôt !
2 comentários:
hehehehheheh,Mari parabéns!!! o blog tá d+.
Bjo
Lari
Julio e Mari!!
O blog de vcs está maravilhoso!!!!
Vamos todos aproveitar para junto com vcs conhecer um pouquinho dessa terra linda...
um grande bju
Tina
Postar um comentário